Armanda Álvaro Alberto

sábado, 17 de setembro de 2011

Filha do Dr. Álvaro Alberto da Silva e de Maria Teixeira da Motta e Silva, nasceu em 10 de junho de 1892, no Rio de Janeiro e faleceu na mesma cidade em 5 de fevereiro de 1974. De família tradicional carioca, iniciou os estudos em casa com professores particulares, posteriormente freqüentou cursos no colégio Jacobina, onde iniciou sua carreira de professora em 1917.

Em 1919 acompanhou o irmão, na época, Primeiro-Tenente da Marinha Álvaro Alberto em sua transferência para Angra dos Reis. Lá começou a lecionar para as crianças, filhos de pescadores, procurando suprir a falta de escolas no lugarejo.

A partir dessa experiência, criou em 13 de fevereiro de 1921 a Escola Proletária de Meriti.

Implantou no Brasil as revolucionárias técnicas da italiana Maria Montessori, de quem foi aluna aos 9 anos de idade.

Ao invés de aproveitar seu tempo disponível em passeios pelo Jardim Botânico, ou em intermináveis reuniões em casas de abastados amigos de sua família, ela resolveu implantar, na Vila Meriti (hoje Duque de Caxias), onde seu irmão, Almirante Álvaro Alberto tinha uma fábrica de explosivos, Rupturita, à sombra de mangueiras e bambuzais de um terreno, a Escola Proletária de Meriti, depois rebatizada de Escola Regional de Meriti  - que se tornou conhecida como Mate com Angu, por ser a primeira escola da América do sul a servir refeição aos alunos. A merenda era conseguida através de doações.

E a revolução começava pelo simples fato de que a escola já dispunha de uma biblioteca e um museu, numa época em que os alunos só aprendiam o que estavam nos livros.

Criou também o Círculo de mães que tinha por finalidade realizar a integração da comunidade com a escola.

O projeto da escola proletária de Armanda estava inspirado no movimento da Escola Nova que teve como nomes de destaque Anisio Teixeira,  Fernando Azevedo, entre outros.

Foi nas teorias de Anisio Teixeira sobre educação integral dos jovem que a professora Armanda usou inspiração para implantar a sua escola.

A professora Armanda conseguiu o apoio de professores de renome como Francisco Venâncio Filho. Edgar Roquete Pinto (o introdutor do rádio no país), Celso kelly,  do sanitarista Belisário Pena (assistente de Oswaldo Cruz), Heitor Lyra da Silva e do jornalista Tristão de Atayde.

A experiência vivida aqui pelos colaboradores da escola foi tão importante, que já em 1927, a instituição ganhava um voto de aplausos da I conferência Nacional de Educação, realizada no Paraná.

Armanda Participou nos anos 30 da luta pelos direitos da mulher, através da UFB – União Feminista do Brasil, que lhe custou perseguição e prisão, juntamente com outras mulheres, acusadas de comunistas e de participarem do movimento de 1935, denominado intentona comunista, liderado por Luis Carlos Prestes.

Armanda Álvaro Alberto , uma grande mulher, que viveu a frente de seu tempo.

Professora Dayse Ticon

Fonte:
Vídeo reportagem sobre a escola     http://www.youtube.com/watch?v=M2F80cjvwfw
Entrevista Dalva Lazarone ao programa Jô soares http://www.youtube.com/watch?v=qQGHdAzA6B0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
E. M. Dr. Álvaro Alberto | by TNB ©2010