Texto coletivo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como parte das comemorações do aniversário de 90 anos de nossa escola, as professoras da sala de leitura desenvolveram textos coletivos sobre a escola e sua fundadora, Armanda Álvaro Alberto, com o intuito de criar, com o auxílio da SIEduca, um verbete sobre ela na Wikipédia.
Abaixo temos os textos coletivos criados por cada turma:

Turma 401:
Nossa escola tinha, na época da D. Armanda, a função não só de ensinar a ler e escrever, mas também de ajudar as pessoas a aprender trabalhos manuais como: bordado, corte, costura e marcenaria.
As crianças ajudavam no cultivo de hortas e criação de animais como o bicho-da-seda. Dona Armanda tinha preocupação e cuidado com as crianças e estas retribuíam com o cuidado, educação, carinho e respeito não só a ela mas também ao espaço escolar.
Acima de tudo, ela queria muito bem aos alunos, pensando no futuro, que eles fossem pessoas felizes, trabalhadoras e realizadas.

Turma 403:
Armanda Álvaro Alberto foi uma grande educadora que criou em 1921 a Escola Proletária de Meriti atendendo crianças carentes. Os alunos ficavam na escola no horário integral. Foi a primeira escola da América do Sul a ter esse horário e a servir merenda. Criou a primeira biblioteca de Duque de Caxias.
A escola era mantida por doações de pessoas que também davam palestras na escola.
Dona Armanda queria acabar com o analfabetismo. Era uma pessoa muito carinhosa com os alunos e se preocupava com eles.
Morreu com 82 anos e doou a escola para o Instituto Central do Povo e hoje é mantida em parceria com a prefeitura e tem o nome de Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto.

Turma 501:
Armanda Álvaro Alberto nasceu em 10 de junho de 1892 e morreu aos 82 anos em 05 de fevereiro de 1974.
Filha de médico cientista e dona de casa, Armanda iniciou seus estudos em casa juntamente com seu irmão Álvaro Alberto da Motta e Silva, tendo sua mãe como professora.
Fez parte do movimento feminista da época e foi uma educadora que defendia uma escola para todos.
Em 13 de fevereiro de 1921 fundou a Escola Proletária de Meriti em Duque de Caxias, atendendo  uma comunidade rural muito carente. Essa escola ficou conhecida como “Mate com Angu” por ser uma das primeiras escolas da America Latina a servir merenda escolar. A escola era mantida por doações de benfeitores que defendiam o movimento da Escola Nova.
Preocupava-se com o fim do analfabetismo e com uma educação profissional, defendia uma escola com neutralidade política e religiosa.
Dona Armanda foi uma mulher revolucionária para sua época.

Turma 502:
Dona Armanda quando chegou a Meriti e viu a quantidade de crianças analfabetas, teve a idéia de ajudar essas crianças.
Montou uma escola com a ajuda do irmão e dos amigos e começou a mudar a vida das pessoas que moravam perto da escola. Criou o concurso das janelas floridas e o Círculo de Mães.

Turma 503:
Dona Armanda era uma pessoa muito boa, tinha uma situação financeira também muito boa, mas se preocupava com os pobres.
Fundou a primeira escola a servir merenda escolar, pois se preocupava com o bem-estar e a saúde das crianças.

O verbete criado com a junção desses textos você pode conferir em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Armanda_Alvaro_Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
E. M. Dr. Álvaro Alberto | by TNB ©2010